TRT/CE é 7º lugar em ranking de boas práticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) figura em 7º no ranking das instituições do Poder Judiciário que reúnem boas práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países até 2030. Os dados foram apresentados durante o VI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, consolidados no Relatório preliminar do Comitê Interinstitucional, documento destinado a proceder estudos e apresentar proposta de integração das metas do Poder Judiciário com as metas e indicadores dos ODS - Agenda 2030. O evento de apresentação aconteceu em Brasília, nos dias 26 e 27 de junho.

 

Conforme a servidora Deven Moura Miller, integrante do Núcleo de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (Ecosétima), o TRT/CE catalogou cerca de 23 ações, algumas delas implantadas desde 2010 na Justiça do Trabalho cearense.

Conheça um pouco mais dos projetos:

Coleta seletiva destinada às associações de catadores - desde 2010, a Ecosétima reúne materiais recicláveis e encaminha a associações de catadores de Fortaleza para reciclagem.

Eu vou de escada - A campanha "Eu vou de escada" estimula servidores, magistrados e estagiários a adotarem o uso das escadas para subir ou descer andares nas dependências da Justiça do Trabalho do Ceará. A ação é promovida pela Divisão de Saúde em parceria com a Divisão de Comunicação Social do TRT/CE.

Fada Madrinha - O programa social tem o objetivo de gerar oportunidades de emprego aos jovens que deixam seus estágios na Justiça do Trabalho do Ceará. Em 2018, a Presidência do Tribunal instituiu o Projeto Fada Madrinha no âmbito do TRT/CE.

Integrar - A Presidência do TRT/CE e sua comitiva visitam varas do trabalho do interior do Estado e da Região Metropolitana de Fortaleza com a proposta de aproximar representantes da Administração a magistrados, servidores e estagiários das unidades do primeiro grau da Justiça do Trabalho do Ceará, facilitando apresentações de demandas e esclarecimentos de questões administrativas.

Veja AQUI a relação completa das boas práticas adotadas pelo TRT/CE

Balanço Socioambiental

No mesmo evento, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi apresentado o 3º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário, documento que traz séries históricas dos gastos e consumos de tribunais e conselhos do Judiciário e que cumpre artigo 9º da Resolução CNJ nº 201 de 2015. A Resolução dispõe sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e a implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável (PLS).

No Balanço Socioambeintal, o TRT/CE ficou em 27º lugar. O documento reúne informações dos tribunais e conselhos de todo o país, relacionados ao consumo de papel, utilização de copos descartáveis, consumo e gasto com energia elétrica, gestão de resíduos, capacitação socioambiental, entre outros índices.

"O encontro foi muito importante para a integração e capacitação de servidores que atuam na gestão ambiental, possibilitando o compartilhamento de boas práticas dos órgãos do Poder Judiciário", elogia a servidora Deven Miller, que esteve presente no evento representando o TRT/CE.