Judiciário cearense faz mobilização para Semana do Meio Ambiente 2019


A Justiça do Trabalho do Ceará, em conjunto com a Justiça Eleitoral, Justiça Federal e Tribunal de Justiça do Estado, definiu, em reunião realizada na segunda-feira (20/5) entre representantes da gestão ambiental de cada órgão, a programação para a Semana do Meio Ambiente de 2019. Os eventos que integram a Semana começam no dia 31 de maio e vão até o dia 6 de junho. O tema deste ano é “Responsabilidade Socioambiental x Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda ONU 2030.”

Para abertura da Semana do Meio Ambiente está programada uma palestra com o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Valdetário Monteiro. Ele vai abordar o tema “Alinhamento das Metas do Poder Judiciário com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda ONU  2030.” A palestra será realizada no dia 31 de maio, às 10h, no auditório da Escola Judicial do TRT/CE (Rua Vicente Leite, 1281, 4º andar – Anexo 2). O evento é aberto ao público em geral, mas é necessário fazer inscrição no site da Escola Judicial do TRT/CE.

No dia 1º de junho, a Procuradoria da República no Ceara e Procuradoria-Geral de Justiça juntam-se aos órgãos do Judiciário para o Dia de Limpeza na Praia de Iracema. A concentração será no Centro Cultural Belchior, às 8h. De lá, os servidores e demais interessados em participar saem para o mutirão de limpeza da praia.

No dia 4 de junho, a Justiça Federal irá realizar uma roda de conversa sobre o tema “Plástico nosso de cada dia: uma conversa sincera sobre direitos e deveres fundamentais.” O evento acontece no Espaço de Convivência da JF/CE (15º andar do edifício sede), a partir das 14h.

Já o Tribunal de Justiça promove, no dia 5 de junho, palestras sobre sustentabilidade e consumo consciente e também sobre nutrição. As palestras serão realizadas no auditório Dom Aluísio Lorscheider, localizado no subsolo do Palácio da Justiça, no Cambeba, das 14h às 15h. Nesse mesmo endereço será realizada uma feira de produtos orgânicos, a partir das 13h.

Para encerrar a Semana do Meio Ambiente, a Justiça Eleitoral programou uma exposição dialogada sobre sustentabilidade, além da apresentação da Banda de Lata Machado de Assis. A exposição fica a cargo do arte-educador Rafael de Oliveira Frota, e acontece na Sala de Sessões Plenárias do TRE-CE (Rua Jaime Benévolo, 21 – Centro), no dia 6 de junho, às 14h30.

A Biblioteca do TRT/CE também está engajada na Semana e realiza um bazar solidário nos dias 6 e 7 de junho, das 9h às 15h30. O endereço é Rua Vicente Leite, 1281, térreo do Anexo 2.

Data comemorativa

O período escolhido para a Semana do Meio Ambiente foi definido para contemplar o Dia do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho. A data é uma referência à abertura da Conferência de Estocolmo (Suécia), realizada em 1972, pela Organização das Nações Unidas e é considerada uma das primeiras tentativas da sociedade internacional de organizar as relações entre o homem e o meio ambiente.