logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Boa prática da Seção de Pagamento de Servidores do TRT/CE ganha prêmio nacional do CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou nesta quarta-feira (8/5) os vencedores da 1ª Premiação de Práticas em Gestão de Pessoas do Poder Judiciário. A Seção de Pagamento de Servidores Ativos e Estagiários do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará ganhou o prêmio na categoria “Valorização e Ambiente de Trabalho”, com o projeto Aplicação de Abordagens Ágeis de gestão no Setor de Folha de Pagamento.

O trabalho apresentado pelo TRT/CE ficou à frente de outros 89 projetos de tribunais de todo o País inscritos na mesma categoria. O objetivo da premiação é reconhecer e dar publicidade às iniciativas em Gestão de Pessoas que contribuam para a excelência na prestação dos serviços no âmbito do Poder Judiciário.

O projeto vencedor do TRT/CE descreve como o setor implementou estratégias relacionadas aos conceitos de Gestão Ágil e como a nova metodologia de trabalho repercutiu positivamente na produtividade e no clima organizacional dos servidores da unidade. Conheça a apresentação detalhada do projeto neste artigo.

A autora do projeto é a servidora Thais Evangelista Brito, então chefe da Seção de Pagamento de Servidores à época em que a prática foi implementada. Ela explica que percebeu a necessidade de melhorar o ambiente de trabalho a partir de uma pesquisa informal de clima organizacional entre os servidores do setor. As sugestões apontadas pediam melhorias em transparência, gestão de processos, comunicação interna e integração da equipe.

A ideia para a solução surgiu a partir de um curso que Thais participou no próprio TRT/CE, em março de 2017. Ministrada pelo diretor da Divisão de Sistemas de Tecnologia da Informação do órgão, Jonathan Rebouças, a capacitação em Organizador Ágil apresentou à servidora ferramentas e metodologias de trabalho necessárias para implantar a transformação que a Seção de Pagamento almejava. No mês seguinte, os primeiros passos da mudança já estavam sendo aplicados, em negociação conjunta com as pessoas envolvidas.

Após capacitação dos demais servidores do setor e com o desenvolvimento das técnicas pelos usuários, a Seção de Pagamento passou a registrar aumento na produtividade e na percepção da felicidade no ambiente de trabalho. “O interesse sempre foi que tivéssemos um ritmo sustentável de trabalho e um comprometimento da entrega coletiva, para que o ânimo do grupo não caísse”, relata Thais.

O sucesso do projeto foi tanto que a diretora da Divisão de Pagamento de Pessoal, Ana Cristina Nogueira, resolveu estender as técnicas de Gestão Ágil para as outras seções do setor: a Seção de Pagamento de Magistrados, Inativos e Pensionistas e a Seção de Apoio Operacional e Gestão de Riscos. Hoje, toda a Divisão vivencia os bons resultados da metodologia. “Não temos mais como voltar ao que era antes. O clima daqui ficou muito bom”, comemora a gestora.

Conheça um pouco mais da Gestão Ágil implantada no TRT/CE na reportagem abaixo, veiculada no programa de TV Justiça do Trabalho em outubro de 2018.

Feliz com o resultado da premiação e com a sensação de dever cumprido, Thais, agora diretora da Divisão de Saúde do TRT/CE, relembra que a Seção de Pagamento havia desenhado uma visão de futuro quando começou a implantar a Gestão Ágil. “O nosso sonho era sermos reconhecidos pelo nosso trabalho, porque muitas vezes as pessoas não confiavam no que a gente fazia”, conta. Com o Prêmio do CNJ, o reconhecimento, que já era compartilhado pelos colegas do TRT/CE, ganhou o tamanho do Brasil.

As servidoras envolvidas no projeto receberão troféu e certificado pela premiação nos dias 13 e 14 de junho, na sede do CNJ, em Brasília (DF), durante o II Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário. Conheça os projetos premiados nas outras categorias e saiba mais informações sobre o evento aqui.