Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • Mudar contraste
  • Acessível por Libras

Técnicas de Gestão Ágil foram implantadas na Seção de Pagamento de Servidores desde 2017
Técnicas de Gestão Ágil foram implantadas na Seção de Pagamento de Servidores desde 2017

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou nesta quarta-feira (8/5) os vencedores da 1ª Premiação de Práticas em Gestão de Pessoas do Poder Judiciário. A Seção de Pagamento de Servidores Ativos e Estagiários do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará ganhou o prêmio na categoria “Valorização e Ambiente de Trabalho”, com o projeto Aplicação de Abordagens Ágeis de gestão no Setor de Folha de Pagamento.

O trabalho apresentado pelo TRT/CE ficou à frente de outros 89 projetos de tribunais de todo o País inscritos na mesma categoria. O objetivo da premiação é reconhecer e dar publicidade às iniciativas em Gestão de Pessoas que contribuam para a excelência na prestação dos serviços no âmbito do Poder Judiciário.

O projeto vencedor do TRT/CE descreve como o setor implementou estratégias relacionadas aos conceitos de Gestão Ágil e como a nova metodologia de trabalho repercutiu positivamente na produtividade e no clima organizacional dos servidores da unidade. Conheça a apresentação detalhada do projeto neste artigo.

O que Thais (esq.) começou, Ana Cristina ampliou para o restante da Divisão
O que Thais (esq.) começou, Ana Cristina ampliou para o restante da Divisão

A autora do projeto é a servidora Thais Evangelista Brito, então chefe da Seção de Pagamento de Servidores à época em que a prática foi implementada. Ela explica que percebeu a necessidade de melhorar o ambiente de trabalho a partir de uma pesquisa informal de clima organizacional entre os servidores do setor. As sugestões apontadas pediam melhorias em transparência, gestão de processos, comunicação interna e integração da equipe.

A ideia para a solução surgiu a partir de um curso que Thais participou no próprio TRT/CE, em março de 2017. Ministrada pelo diretor da Divisão de Sistemas de Tecnologia da Informação do órgão, Jonathan Rebouças, a capacitação em Organizador Ágil apresentou à servidora ferramentas e metodologias de trabalho necessárias para implantar a transformação que a Seção de Pagamento almejava. No mês seguinte, os primeiros passos da mudança já estavam sendo aplicados, em negociação conjunta com as pessoas envolvidas.

Após capacitação dos demais servidores do setor e com o desenvolvimento das técnicas pelos usuários, a Seção de Pagamento passou a registrar aumento na produtividade e na percepção da felicidade no ambiente de trabalho. “O interesse sempre foi que tivéssemos um ritmo sustentável de trabalho e um comprometimento da entrega coletiva, para que o ânimo do grupo não caísse”, relata Thais.

O sucesso do projeto foi tanto que a diretora da Divisão de Pagamento de Pessoal, Ana Cristina Nogueira, resolveu estender as técnicas de Gestão Ágil para as outras seções do setor: a Seção de Pagamento de Magistrados, Inativos e Pensionistas e a Seção de Apoio Operacional e Gestão de Riscos. Hoje, toda a Divisão vivencia os bons resultados da metodologia. “Não temos mais como voltar ao que era antes. O clima daqui ficou muito bom”, comemora a gestora.

Conheça um pouco mais da Gestão Ágil implantada no TRT/CE na reportagem abaixo, veiculada no programa de TV Justiça do Trabalho em outubro de 2018.

Feliz com o resultado da premiação e com a sensação de dever cumprido, Thais, agora diretora da Divisão de Saúde do TRT/CE, relembra que a Seção de Pagamento havia desenhado uma visão de futuro quando começou a implantar a Gestão Ágil. “O nosso sonho era sermos reconhecidos pelo nosso trabalho, porque muitas vezes as pessoas não confiavam no que a gente fazia”, conta. Com o Prêmio do CNJ, o reconhecimento, que já era compartilhado pelos colegas do TRT/CE, ganhou o tamanho do Brasil.

As servidoras envolvidas no projeto receberão troféu e certificado pela premiação nos dias 13 e 14 de junho, na sede do CNJ, em Brasília (DF), durante o II Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário. Conheça os projetos premiados nas outras categorias e saiba mais informações sobre o evento aqui.