logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Divisão de Segurança apresenta ações e investimentos realizados na gestão 2016-2018

Apresentação realizada na segunda-feira (23/4) pela Divisão de Segurança e Transporte do Tribunal mostrou as ações e investimentos realizados na área de segurança pela atual administração do Regional. O encontro aconteceu no auditório do TRT/CE e contou com a presença de magistrados, servidores, representantes da OAB/CE, além de membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Responsável pela Divisão de Segurança no Tribunal, o capitão da reserva da Polícia Militar Klayton Coelho de Souza iniciou a apresentação mostrando estatísticas sobre a violência na capital cearense. Segundo dados de 2017, Fortaleza figura como a 7ª cidade mais violenta do mundo. No Brasil, a cidade aparece como uma das mais violentas e com o maior número de assassinatos por cem mil habitantes.

“Estamos percebendo que a insegurança no país está piorando e a nossa maior preocupação é poupar a vida daqueles que procuram a Justiça do Trabalho”, afirmou a presidente do TRT/CE, desembargadora Maria José Girão. Para a magistrada, a primeira instância, por receber um grande fluxo de pessoas diariamente, requer maior atenção. “A sala de audiência é um local de conflitos. Por isso nossa preocupação com juízes e servidores que trabalham nas varas”, ressaltou.

Levantamento realizado pela Divisão de Segurança e Transporte do TRT/CE revela que foram acauteladas 818 armas durante o ano de 2017 e o primeiro trimestre de 2018, no Fórum Autran Nunes. Entre os tipos de armas mais retidas pelos agentes de segurança, estão as chamadas armas perfurocortantes, como estiletes, chaves de fenda, tesouras e canivetes, que somaram 581. Na sequência, vêm as armas de fogo, em um total de 223, e, por último, as armas brancas, que totalizaram 14.

Segundo o chefe da Divisão de Segurança, Klayton Coelho de Souza, os portais detectores de metais são os grandes responsáveis pelo incremento no acautelamentos das armas. De acordo com os dados da unidade, após o funcionamento dos equipamentos, a partir de agosto de 2017, houve um aumento de 500% na retenção de armas no Fórum Autran Nunes.

Junto com os portais detectores de metais, também foram adquiridos outros equipamentos, como rádios digitais, sistema de vigilância eletrônica e cofres digitais para guarda de armas retidas. Ainda para melhorar o controle de acesso de pessoas, foram adquiridos scanners de raio X e detectores de metais portáteis. Há também veículos para rondas e estão sendo adquiridos coletes balísticos e um sistema de alarme interno (Botão de Pânico) para as varas do trabalho.

Além do investimento em modernos equipamentos de segurança, há também uma preocupação da administração com a saúde dos agentes, e por isso eles são submetidos periodicamente a exames médicos, odontológicos e psicológicos. Eles também passam por cursos de reciclagem anual e têm à disposição um espaço no edifício Arízio de Castro para atividades físicas e treinamentos.

“Essas medidas vieram em boa hora. Ficamos felizes com esta preocupação por parte da administração do Tribunal e imaginamos que a próxima administração deva dar continuidade às ações e investimentos, porque a questão da segurança diz respeito a todos, magistrados, servidores e jurisdicionados”, declarou o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho do Ceará, Ronaldo Solano Feitosa.