logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Após reformas, Edifício Desembargador Manoel Arízio de Castro é entregue à população

A Justiça do Trabalho do Ceará entregou mais uma importante obra aos fortalezenses. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, desembargadora Maria José Girão, inaugurou, na quinta-feira (14/12), as novas instalações do edifício Desembargador do Trabalho Manoel Arízio de Castro. O prédio, que pertence ao complexo do Fórum Autran Nunes, passou por uma ampla modernização de suas instalações físicas.

Em seu discurso, a presidente do TRT/CE lembrou que a reforma foi executada por três administrações sucessivas. “E não poderia ser diferente, por tratar-se de uma obra muito grande”, disse, lembrando que os projetos para a reforma foram realizados ainda sob a administração da desembargadora Roseli Alencar e que os trabalhos foram iniciados em fevereiro de 2015, durante a administração do então presidente do Regional, desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior.

No início do ano seguinte, devido aos cortes orçamentários impostos à Justiça do Trabalho, houve uma paralisação das obras; mas, ainda no segundo semestre de 2016, já na atual administração do Regional, a reforma foi retomada. “Este prédio tem uma história. Ele tem mais de 35 anos de uso e tinha que ser revitalizado para continuar servindo à população”, enfatizou a desembargadora Maria José Girão.

VEJA MAIS FOTOS AQUI.

A modernização do prédio promoveu uma ampla recuperação estrutural, adequações para garantir acessibilidade, além de inserção de equipamentos de sustentabilidade e de eficiência energética, com um novo sistema de climatização. Também foram realizadas substituições da fachada por painéis de pele de vidro e dos pisos por granito, além da reforma de todos os banheiros e elevadores.

A área total da obra é de aproximadamente 5.650 metros quadrados. No térreo, há um hall de acesso com recepção, novo espaço para a Central de Mandados e espaço para agência bancária.

Com a conclusão da reforma, as quatro varas que foram transferidas provisoriamente para o edifício Dom Hélder retornarão ao prédio. A 15ª, 16ª, 17ª e 18ª varas do trabalho funcionarão no 1º e 2º pavimentos das novas instalações. No entanto, as audiências já agendadas até o final do ano permanecerão acontecendo nas salas do Ed. Dom Hélder, cuja entrada é pela Av. Tristão Gonçalves, 912, Centro.

Homenagem - Esposa e filhos do desembargador Manoel Arízio de Casto compareceram à reinauguração. O magistrado – que dá nome ao edifício - trabalhou como advogado e foi procurador judicial da Superintendência Nacional do Abastecimento (Sunab). Em 1976, foi nomeado desembargador federal do trabalho. Foi presidente do TRT/CE por três vezes, nos biênios 1982/84, 1990/92 e 2000/02. Também foi vice-presidente da instituição em outras duas gestões: 1980/81 e 2010/12. Ele faleceu no dia 25 de junho de 2012, aos 69 anos.