logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Desembargadora Maria José Girão inaugura Central de Monitoramento do TRT/CE

Mais segurança para magistrados, servidores, advogados e usuários dos serviços do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. A presidente do TRT/CE, desembargadora Maria José Girão, inaugurou, na sexta-feira (17/3), a Central de Monitoramento e Operacionalização da Segurança Institucional. Dotado de câmeras de alta resolução instadas em pontos estratégicos, o sistema mostra toda a movimentação nos arredores do prédio-sede e seus anexos, auxiliando o trabalho dos seguranças.A presidente do TRT/CE, desembargadora Maria José Girão, disse que serão feitos novos investimentos na área

“Registro que em 71 anos de existência do Regional, este é primeiro serviço de monitoramento implantado. Nós estamos vivendo, lamentavelmente, uma época muito difícil em termos de paz social e, com esse avanço na segurança, vamos nos sentir mais tranquilos”, afirmou a presidente. Ela adiantou que haverá mais investimentos na área, com aquisições de equipamentos para o Fórum Autran Nunes e para as varas do interior e Região Metropolitana.

Na Central de Monitoramento, os olhos atentos dos agentes de segurança acompanham por monitores o fluxo de pessoas e veículos na região. “Agora temos como vigiar melhor as entradas e perímetros do Tribunal”, diz o diretor da Divisão de Segurança e Transporte, Klayton Coelho de Souza. De acordo com o agente, a ferramenta irá permitir que seja feito um trabalho de inteligência para identificar pontos sensíveis. A ideia é alertar os servidores sobre locais que oferecem maiores riscos.

O diretor-geral do TRT/CE, Francisco José Pontos Ibiapina, falou sobre o processo de aquisição dos equipamentos. Ele informou que o Tribunal já possuía um projeto contratado para fazer a parte de vídeo-monitoramento, mas foram necessárias algumas adaptações para sua concretização. O diretor disse que o projeto ainda será complementado com sistemas de controle de acesso e de combate a incêndios.

Ao final da solenidade, os agentes de segurança judiciária Antônio Carlos do Amaral e José Osmar Britto fizeram demonstração de sete técnicas de abordagens e de uso seletivo da força para os convidados. A administração do Regional também fez a entrega de equipamentos aos agentes. Eles receberam 30 algemas e 45 bastões retráteis para auxiliá-los nos trabalhos.

Prioridade
A segurança tem sido uma das prioridades da atual administração do TRT/CE. Além da aquisição de modernos equipamentos de vigilância, os gestores também têm buscado parcerias com órgãos de segurança do Estado para garantir um melhor patrulhamento nas redondezas dos prédios da Justiça do Trabalho. Além disso, os agentes da Divisão de Segurança e Transporte estão realizando visitas periódicas às varas do interior e Região Metropolitana para averiguar possíveis falhas e sugerir medidas preventivas.

Também há investimentos na qualificação de pessoal. A Presidência determinou a realização de treinamentos periódicos para os agentes. Para isso, eles devem ser submetidos previamente a exames médicos para avaliação das condições físicas, psicológicas e fisioterapêuticas. O primeiro treinamento aconteceu nos dias 16 e 17 de março, no Fórum Autran Nunes.

VEJA MAIS FOTOS AQUI.