logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Sede do TRT/CE ganha iluminação rosa para lembrar campanha contra o câncer de mama

O movimento mundial de combate ao câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, ganhou a adesão do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Durante todo este mês, a sede do TRT/CE ficará iluminada na cor rosa para chamar a atenção da população para a prevenção ao câncer de mama. Internamente, também serão realizadas várias atividades para alertar magistradas e servidoras para a doença que mata anualmente milhares de mulheres.

“As atitudes preventivas devem ser realizadas todos os meses do ano, mas outubro foi escolhido como o mês que representa essa causa e é sempre destacado por isso”, lembra a Diretora da Divisão de Saúde, Sílvia Carneiro. Este é o quarto ano consecutivo que a Justiça do Trabalho do Ceará adere à campanha.

Dentro da programação, haverá uma blitz com distribuição de material educativo tanto na Sede quanto no Fórum Autran Nunes. Também será realizada palestra com a médica mastologista Ana Caroline Gondim. A especialista deve ressaltar a importância de atitudes preventivas em relação à doenças.

O TRT/CE também aderiu à campanha da Rede Mama, associação sem fins lucrativos que congrega instituições que atuam no combate ao câncer de mama no estado do Ceará. Como parte da programação, os servidores estão convidados a participar de uma caminhada em prol do Outubro Rosa, que acontecerá na avenida Beira Mar, no dia 23.

Diagnóstico precoce
Durante o outubro rosa, é importante lembrar a relevância do diagnóstico precoce feito através de exames preventivos. Segundo os especialistas, o auto exame da mama é um dos mais importantes. Com ele, a mulher aprende a conhecer seu próprio corpo e a perceber quando algo está errado. Mamografias e ultrassons também devem fazer parte da rotina de exames das mulheres.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que a mamografia seja feita a partir dos 40 anos. Já o Ministério da Saúde recomenda que o exame seja feito apenas a partir dos 50 anos. No entanto, não é raro encontrar casos de mulheres que descobriram um câncer de mama antes da idade dita “inicial” para a realização de exames preventivos. Mávila Magalhães, ex-servidora da Vara de Maracanaú, relata que descobriu a doença aos 32 anos.

O profissional especialista em mamas é o mastologista, mas ginecologistas e até mesmo clínicos gerais podem fazer requisições para exames de prevenção. Com a mamografia, é possível identificar nódulos que passariam despercebidos ao auto exame. A ultrassom mamária, por outro lado, ajuda a “ver melhor” o tecido mamário de mulheres que possuem muita gordura, fator que dificulta a visualização no resultado da mamografia.

Fatores de risco
Consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e falta de exercícios físicos são características comuns em mulheres que desenvolvem o câncer. Não ter amamentado nem tido filhos, ou ter sido mãe apenas depois dos 30 anos e ter histórico de câncer de mama na família também pode contribuir para o surgimento da doença. No entanto, mulheres que não apresentam esses fatores de risco também podem ter câncer de mama. O importante é sempre fazer exames preventivos e estar em contato com o médico.