logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Memória: Vara mais antiga do interior completa 44 anos de instalação

Nesta quinta-feira (18/8), a Vara do Trabalho de Quixadá comemora 44 anos de funcionamento. Instalada na Região Centro-Sul do Estado, a unidade foi a primeira vara da Justiça do Trabalho a ser inaugurada no interior do Ceará. Atualmente, sua jurisdição abrange 17 municípios, com população estimada em 541 mil habitantes, segundo o mais recente censo do IBGE.

Criada por meio de Decreto Presidencial em 1970 e instalada em 18 de agosto de 1972, a antiga Junta de Conciliação e Julgamento de Quixadá, hoje Vara do Trabalho, teve como primeiro titular o magistrado Vicente Cândido Neto e atendia, à época, 11 municípios.

O primeiro processo foi autuado em 23 de agosto de 1972. Demitido, o balconista José Leite Sobrinho reclamava contra o comerciante Luiz Lopes Freitas. Ele pedia férias e 13º proporcionais, aviso-prévio e o depósito do FGTS acrescido da multa, que somavam 320 cruzeiros. Seis dias depois, no dia 29 de agosto, as partes firmaram um acordo de 150 cruzeiros.

Um marco importante na história da Vara foi a construção de sua sede própria, em 1992, na gestão do então presidente do TRT/CE desembargador Manoel Arízio de Castro. Em homenagem à memória do magistrado, falecido em 2012, o Fórum trabalhista de Quixadá recebeu seu nome durante solenidade de instalação do Processo Judicial Eletrônico, em fevereiro de 2014.

Apesar da crise econômica, a Terra dos Monólitos encontra-se em franco desenvolvimento, com comércio muito ativo, várias indústrias e um promissor campo educacional, com universidades públicas e privadas.

Isso reflete no número de ações trabalhistas. Segundo a diretora de secretaria da Vara do Trabalho de Quixadá, Geyza de Freitas Moura Nantua, nos últimos anos a unidade vem recebendo um crescente número de processos. Em 2013, a unidade recebeu 930 reclamações; em 2014, ano da instalação do Processo Judicial Eletrônico, deram entrada 1.048 processos; e, em 2015, foram 1.046. De acordo com a servidora, tramitam na unidade cerca de 2.000 processos, entre físicos e eletrônicos.

Atualmente, a VT de Quixadá tem como titular o magistrado Marcelo Lima Guerra. Ele é auxiliado por um quadro de 12 servidores.