logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE inicia implantação do novo datacenter da Justiça do Trabalho do Ceará

A Secretaria de Tecnologia de Informação do TRT/CE deu início à implantação do novo datacenter da Justiça do Trabalho do Ceará. No dia 7 de agosto, uma "operação de guerra" foi feita para descarregar o container de dez toneladas com o equipamento, que funcionará no Fórum Autran Nunes. O novo aparelho é chamado de datacenter redundante, pois será responsável pelo backup e funcionamento secundário e em tempo real de todas as transações do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT) realizadas no datacenter principal, que fica na sede do TRT/CE.

Datacenter é o local onde fica concentrada toda a infraestrutura de tecnologia da informação responsável pelo armazenamento e processamento automatizado de dados de uma organização. Com o novo equipamento, o Fórum Autran Nunes ficará dotado de capacidade operacional suficiente para assumir toda a sustentação do PJe da Justiça do Trabalho do Ceará, reduzindo o risco de perda de dados e de indisponibilidade do sistema, em caso de algum incidente no datacenter da Sede.

"Esse novo datacenter também será utilizado para a distribuição do processamento de alguns serviços, reduzindo a dependência do principal, mantendo-o em constante funcionamento", afirma Reginaldo Garcia Dupim, coordenador do Setor de Escritório de Segurança da Secretaria de Tecnologia da Informação.

Equipamentos - Além da nova infraestrutura de processamento e armazenamento de dados, o TRT/CE adquiriu equipamentos de segurança de perímetro de rede (firewall), robô de backup, núcleo de rede e os softwares respectivos. Também foram contratados e instalados dois links de 1 Gbps cada, por fibra óptica, entre a Sede e o Fórum, que juntos resultam em uma banda de rede 13 vezes superior à anterior.

Entre a aquisição de equipamentos e softwares especializados, foram destinados para esse projeto quase R$ 4 milhões. A instalação da nova infraestrutura tem previsão de ser concluída até o fim de setembro e, após fase de testes, estará apta a entrar em funcionamento.