logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Palestras movimentam terceiro dia da Semana Nacional de Aprendizagem no Ceará

Duas palestras movimentaram o terceiro dia da Semana Nacional de Aprendizagem na Justiça do Trabalho do Ceará. Cerca de 250 estudantes de escolas regulares e profissionalizantes, além de estagiários do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará dialogaram com profissionais que cuidam da inserção de jovens no mercado de trabalho. As palestras aconteceram no auditório do TRT/CE, na manhã desta quarta-feira (4/5).

O auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará José Crisóstomo Bazílio Neto proferiu a primeira palestra do dia, com o tema "Aprendizagem". “A grande vantagem para a empresa na contratação de aprendizes é a oportunidade de formar, desde o início e sem vícios, seu futuro colaborador. E para o jovem, a conquista do primeiro emprego”, ressaltou Crisóstomo, que é coordenador do Projeto Inserção de Aprendizes e Portadores de Deficiências no Mercado de Trabalho.

Na segunda palestra, Renata Resende, representante do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), falou sobre "A Lei da Aprendizagem e Inserção no Mercado de Trabalho". Ela informou que cerca de três mil jovens trabalham como aprendizes em aproximadamente 1.060 empresas em Fortaleza. No Brasil, a instituição já beneficiou cerca de 250 mil adolescentes com o programa Aprendiz Legal.

A Semana Nacional de Aprendizagem segue até sexta-feira (6/5). No encerramento, previsto para às 10h, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Kátia Magalhães Arruda fará um pronunciamento ao empresariado cearense, conclamando-o a cumprir a cota de aprendizagem prevista em lei. A fala da ministra acontece na Sala de Sessões do Tribunal Pleno do TRT/CE e deve reunir, além de empresários, magistrados, servidores e sindicalistas.

Semana da Aprendizagem
A Semana de Aprendizagem é uma promoção do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

No Ceará, a gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem tem uma programação que inclui palestras, audiência pública e exposições. A iniciativa tem o objetivo de divulgar a Lei da Aprendizagem e de estimular empresas a cumprirem a cota de contratação de jovens aprendizes.

VEJA ÁLBUM DE FOTOS