logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

250 estudantes assistem a palestra sobre Lei do Aprendiz na abertura da Semana de Aprendizagem

Cerca de 250 alunos de escolas profissionalizantes e de ensino regular de Fortaleza participaram da abertura da Semana Nacional de Aprendizagem, na manhã desta segunda-feira (2/5), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Os estudantes assistiram a uma palestra sobre a Lei do Aprendiz, conheceram programas de inserção de jovens no mercado de trabalho e receberam brindes do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

 

O desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior, presidente do TRT/CE, abriu os trabalhos, ressaltando a importância dos programas de estímulo à aprendizagem. "Há alguns anos, a Justiça trabalhista tem se preocupado não apenas em julgar processos, mas também em colaborar na inserção de jovens no mercado de trabalho, por meio de programas específicos da Lei da Aprendizagem e de estágios", afirmou o magistrado.

A analista regional do programa Aprendiz Legal Alinne Nunes, do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, apresentou aos estudantes a Lei da Aprendizagem e os benefícios que ela pode trazer ao jovem trabalhador. A palestrante também falou sobre os objetivos e vantagens do programa que a instituição desenvolve. Atualmente, o CIEE atende aproximadamente 88 mil jovens no Brasil, empregados na condição de aprendiz em quase 22 mil empresas.

"A importância do programa Aprendiz Legal é que nos preocupamos em formar não apenas profissionais tecnicamente capacitados, mas também cidadãos que tenham estímulo à autonomia e ao protagonismo juvenil", afirmou Alinne. Segundo a analista, o principal diferencial do programa é desenvolver as competências comportamentais do participante, como o espírito de equipe, a liderança, a comunicação, a proatividade e o respeito à diversidade. "Essas características do profissional são importantes pois as empresas, embora contratem pelas competências técnicas, elas demitem seus funcionários pelas falhas nas competências comportamentais e emocionais", considera.

Exposições - Estão expostas, na Biblioteca do TRT/CE, a Vitrine da Aprendizagem e a Exposição de Cordéis, iniciativas que fazem parte da Semana Nacional de Aprendizagem. A mostra de literatura integra o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), projeto patrocinado pelo Ministério Público do Trabalho do Ceará e pelas Secretarias Estadual e Municipal de Educação, em parceria com outros órgãos e entidades da rede de proteção à criança.

Os trabalhos expostos na Biblioteca do TRT/CE são peças de cordel criadas por 20 crianças, que contam suas experiências no meio rural. Da mostra de pintura, estão participando peças de crianças e adolescentes semifinalistas do Prêmio Peteca 2015.

Já no pátio interno da sede do TRT/CE está acontecendo a exposição de fotografias de autoria do auditor fiscal do trabalho Sérgio Carvalho, que há décadas convive com o problema da exploração de crianças e de adolescentes, nos diversos setores do mercado de trabalho. As fotos são resultados de suas viagens pelo país e mostram jovens que são compelidos a entrar mais cedo na vida adulta. As exposições prosseguem até a próxima sexta-feira (6/5).

Semana da Aprendizagem - De 2 a 6 de maio, acontece a Semana Nacional da Aprendizagem. No Ceará, a gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem tem uma programação que inclui palestras, audiência pública e exposições. A iniciativa tem o objetivo de divulgar a Lei da Aprendizagem e de estimular empresas a cumprirem a cota de contratação de jovens aprendizes.

Fotos - veja mais fotos do evento na nossa galeria virtual.