logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE participa de homenagens aos programas de combate ao trabalho infantil Coordinfância e Peteca

Sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará, na quinta feira (19/11), celebrou os 15 anos de criação da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescente (Coordinfância) e os sete anos de atuação do Programa de Educação Contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca).

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior, e a gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante, participaram das homenagens.

A autora do requerimento para a sessão solene, deputada Rachel Marques, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelas entidades e destacou o esforço do Peteca. O programa da Procuradoria Regional do Trabalho do Ceará realiza um conjunto de ações de conscientização sobre direitos da criança e do adolescente. O Peteca já atendeu mais de duas mil escolas, formou 15 mil educadores e 400 mil estudantes.

Segundo a procuradora do trabalho e coordenadora nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Elisiane dos Santos, há cerca de três milhões de crianças trabalhando Brasil. “Muitas vezes, em condições desumanas, com sonhos esfacelados, com prejuízos físicos, psíquicos e sociais. Muito foi feito, mas muito precisa ser feito ainda”, afirmou.

Ela lembrou que, em função da atuação dos programas, o Ceará tornou-se referência nacional no combate à mão de obra infantil. O Estado conseguiu reduzir pela metade esse tipo de exploração. Em 2009, eram 293 mil crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, trabalhando de forma irregular. Em 2014, esse número foi reduzido para 146 mil, tirando o Ceará da terceira para a 16ª posição no ranking dos estados brasileiros com maior incidência de exploração de trabalho infantil.

Homenagens
Durante o evento, foram entregues placas em homenagem aos profissionais e autoridades que contribuem para a erradicação do trabalho infantil. O presidente do TRT/CE, desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior, recebeu uma das comendas em nome do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Lélio Bentes Corrêa.