logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Novo fórum trabalhista do Cariri já está à disposição da população

A população do Cariri já conta com os serviços do novo fórum trabalhista da região. O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará inaugurou na sexta-feira (28/8), em Juazeiro do Norte, o fórum Desembargador Paulo da Silva Porto. O prédio, construído em um terreno de 4.700 metros quadrados, é o maior fórum trabalhista do interior do Estado e abriga três varas do trabalho.

“O novo fórum é um marco divisor na história da Justiça do Trabalho no Cariri, no Ceará e em todo o Brasil”, disse o presidente do TRT/CE, desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior. O fórum trabalhista do Cariri é um dos primeiros do país a possuir modernos equipamentos de acessibilidade e gestão ambiental, que permitem o uso de recursos naturais, como sistema de captação de águas pluviais, central de ar-condicionado inteligente e telhas de alumínio termoacústico. A obra foi iniciada em dezembro de 2013 e custou R$ 5,2 milhões.

O magistrado ressaltou os benefícios que as novas instalações irão proporcionar aos trabalhadores, empregadores e advogados ao concentrarem os serviços das duas varas do trabalho que funcionavam em Juazeiro do Norte mais a do Crato em um único espaço. “Jurisdicionados, juízes e servidores agora têm um local amplo, com instalações modernas, reunindo todas as demandas que estavam separadas entre Juazeiro e Crato”, afirmou o presidente.

Juntas, as três unidades da Justiça do Trabalho atendem 26 municípios da região e possuem uma das maiores movimentações processuais do Estado. Em 2014, as varas receberam mais de 2.700 processos para julgar.

A direção do fórum ficará a cargo do juiz do trabalho Clóvis Valença, titular da 3ª vara do trabalho do Cariri. Para o magistrado, há uma demanda reprimida que será amenizada com o funcionamento do novo fórum trabalhista. “Neste ano já recebemos mais de 800 processos em cada vara, mas esse novo equipamento, com certeza, permitirá uma maior agilidade de nossos serviços”, declarou o magistrado.

Homenagem
Durante a solenidade de inauguração, foi descerrada placa e retrato em homenagem ao desembargador Paulo da Silva Porto, que dá nome ao fórum do Cariri. “Tenho certeza que a presença de seu nome no pórtico deste fórum dignifica a Justiça do Trabalho e está a altura do povo desta região”, disse em seu discurso o vice-presidente do TRT/CE, desembargador Plauto Carneiro Porto, que é filho do homenageado.

Paulo da Silva Porto dedicou quase toda a sua vida à Justiça do Trabalho. Foi secretário, chefe de secretaria e em 1947 foi nomeado suplente de juiz do trabalho da Junta de Conciliação e Julgamento de Fortaleza. Cerca de três anos depois, foi promovido a juiz presidente da Junta e, após alguns meses, a juiz do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, onde por duas vezes assumiu a Vice-Presidência (1976 a 19878 e 1978 a 1980). O magistrado aposentou-se em 1985 e faleceu em 1992.