logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Encontro vai reunir em Fortaleza gestores e parceiros do Programa Trabalho Seguro dos estados do Nordeste

Fortaleza vai sediar, nos dias 10 e 11 de setembro, o 1º Seminário Nordestino do Programa Trabalho Seguro (PTS), que pretende reunir gestores e representantes das instituições parceiras do Programa nos nove estados da Região. Organizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, o evento tem o objetivo de promover troca de experiências e conjugar esforços no combate a acidentes de trabalho.

“Mais de 700 mil trabalhadores são vítimas de acidentes e doenças do trabalho todos os anos no Brasil. No Nordeste, são cerca de 100 mil trabalhadores acidentados anualmente”, lembra um dos gestores regionais do PTS, desembargador Francisco José Gomes. Para o magistrado, somente com iniciativas coletivas e troca de experiências é possível mudar essa realidade.

Durante o encontro, os gestores do PTS irão promover um ambiente de debate, estudos e compartilhamento de boas práticas, focado na temática da proteção ao trabalhador. A pauta do evento, segundo os organizadores, leva em consideração as similaridades sociais, econômicas e geográficas dos estados que integram a região Nordeste.

No primeiro dia do encontro, serão realizadas palestras sobre prevenção de acidentes de trabalho, sobre saúde e segurança do trabalho e também sobre o impacto dos acidentes de trabalho na previdência social. Já no segundo dia, serão discutidas a contribuição da engenharia de segurança do trabalho nas perícias judiciais, a responsabilidade civil em acidentes de trabalho envolvendo máquinas e equipamentos e a questão das provas no acidente e no adoecimento.

Trabalho Seguro
O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho foi instituído em 2012 pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. O objetivo é unir esforços de Tribunais do Trabalho de todo o Brasil e de instituições públicas e privadas em prol da formulação e execução de projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.

Serviço
1º Seminário Nordestino do Programa Trabalho Seguro
Local: Auditório da Escola Judicial do TRT/CE
Rua Vicente Leite, 1281, Aldeota - Anexo II, 4º Andar
Data: 10 e 11 de setembro, das 8h às 16h

Faça sua inscrição aqui.