logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE sedia Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho

Teve início nesta quarta-feira (22/10) o 7º Encontro Nacional de Memória da Justiça do Trabalho. O evento reúne profissionais de centros de memória e de museus de todas as regiões do Brasil, no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Até sábado, os 150 profissionais inscritos irão debater os rumos da preservação e gestão documental na Justiça do Trabalho.

“É inegável o dever do poder público de atuar na gestão documental e na proteção a documentos e arquivos”, afirmou o presidente do TRT/CE, desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior. Para o magistrado, a preservação do acervo material e imaterial que retrata a trajetória histórica da Justiça do Trabalho é um direito fundamental dos cidadãos e dever da administração pública.

A palestra de abertura do Encontro foi proferida pela desembargadora do TRT de Pernambuco Eneida Melo de Correia Araújo. Ela falou sobre o papel de magistrados e de servidores na preservação da memória da Justiça do Trabalho. “A memória não é feita no passado. Ela é feita no presente com dados do passado e se projeta para o futuro”, disse a magistrada.

Na quinta e sexta-feira haverá palestras, painéis e oficinas de compartilhamento de boas práticas. Entre os temas debatidos estão o direito constitucional à informação, preservação e descarte de documentos digitais, Lei de Acesso à Informação, sistema de pesquisa de jurisprudência na base do Processo Judicial Eletrônico e memória dos trabalhadores do Ceará. O Encontro encerra-se no sábado com visitas a espaços culturais e museus de Fortaleza.

Eleição: No início da tarde, antes da abertura oficial do evento, houve a eleição da nova diretoria do Fórum Nacional em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra). Assumiu a presidência da instituição a desembargadora do TRT de Campinas Tereza Asta. O Fórum tem a missão de acompanhar, orientar e avaliar a política de preservação e tratamento adequado dos acervos dos Tribunais do Trabalho e também de incentivar a organização de memoriais nos Regionais.