logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Vara de Aracati garante pagamento de R$ 1,3 milhão em primeiro ano de funcionamento

Nesta terça-feira (1º/4), a vara do trabalho de Aracati completa um ano de funcionamento. Nos primeiros doze meses, a unidade promoveu 258 audiências de conciliação, com 294 acordos celebrados. Eles garantiram o pagamento de aproximadamente R$ 1,3 milhão aos cidadãos que procuraram a vara para solucionar um conflito trabalhista.

Segundo o juiz do trabalho Robério Maia, há outros números a se comemorar. Durante o período, foram quitadas 1.072 Requisições de Pequeno Valor (RPVs), que se referem a processos que tramitaram contra as administrações municipais da jurisdição. Além de Aracati, a vara também soluciona conflitos trabalhistas envolvendo a população dos municípios de Fortim, Icapuí, Jaguaruana, Palhano e Itaiçaba.

Outro destaque é quantidade de processos encerrados. Embora receba, desde a inauguração, somente Processo Judicial Eletrônico, a unidade deu sequência à tramitação de 4.163 processos herdados da vara do trabalho de Limoeiro do Norte. Desse número, 1.804 foram concluídos nos últimos doze meses.

No primeiro ano de funcionamento, a vara recebeu 653 processos eletrônicos. Dessa quantia, 52 tiveram origem em reclamações trabalhistas tomadas a termo, quando o trabalhador propõe a ação sem a intermediação de um advogado. Até o final de março, 338 processos eletrônicos haviam sido concluídos ou arquivados. Somando os 315 processos judiciais eletrônicos restantes com os 2.359 físicos, a unidade conta com 2.674 feitos em tramitação.

O Setor de Cálculos da vara do trabalho elaborou, neste primeiro ano de funcionamento, cálculos em 843 processos e atualizou os montantes devidos em outros 1.055. Atualmente, apenas 16 processos aguardam a elaboração de cálculo e não há nenhuma atualização de montante pendente. No mesmo período, foram cumpridos 1.300 mandados e efetivada a entrega de 313 RPVs originados nos processos físicos.

Avaliação: Para o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Aracati, João Teobaldo de Sousa, a transformação do posto avançado em vara e a implantação do PJe contribuíram para agilizar o andamento processual e melhor atender à população local. "O corpo de servidores e o magistrado formam um grupo coeso que, por consequência, agiliza o atendimento das demandas", diz. Ele também destaca como aspecto positivo a permanência do juiz na vara durante todos os dias da semana.