logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Trabalho Seguro participa de ato em memória das vítimas de acidentes do trabalho

Diversas instituições públicas e privadas participaram de uma manhã de prestação de serviços na praça

 A Justiça do Trabalho do Ceará, por meio do Programa Trabalho Seguro (PTS), juntou-se a diversas instituições públicas e privadas para uma manhã de prestação de serviços na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Houve atendimentos à população nas áreas de saúde, previdenciária e de segurança do trabalho. Também foram oferecidos serviços de emissão de documentos, vacinação e distribuição de material educativo, além de orientação jurídica. O ato público, em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho – 28 de abril -, aconteceu na sexta-feira (26/4).

Veja mais fotos aqui.

Gestora regional do PTS, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante

Na abertura do evento, a gestora regional do PTS, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante, ressaltou a necessidade de um trabalho contínuo de conscientização sobre cuidados com a saúde e segurança do trabalhador. “Como diz o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), o trabalho é meio de vida e não de morte. Então, essas ações para conscientizar a população, trabalhadores e empregadores, são necessárias. É mais fácil prevenir um acidente, pois as sequelas podem ser terríveis.” A magistrada agradeceu a todos os parceiros que viabilizaram o evento, em especial aos membros do Getrin7.

Gestor regional do PTS, juiz do trabalho Raimundo Dias Neto

Na mesma linha, outro gestor regional do PTS, juiz do trabalho Raimundo Dias Neto, também destacou a importância dos atos públicos e de campanhas como o Abril Verde para a incentivar a cultura da prevenção nas empresas. “O Poder Judiciário vem participando ativamente, por meio do Programa Trabalho Seguro, de todas essas campanhas de prevenção de doenças e de acidentes de trabalho, juntamente com sindicatos, com o Ministério Público e demais parceiros do Getrin7. Essa é a nossa função, levar a bandeira de prevenção para todos os segmentos da sociedade.”

Quase três milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo devido a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de acordo com estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além da tragédia mundial com mortes, a OIT estima que aproximadamente 400 milhões de trabalhadores e trabalhadoras sofrem lesões no trabalho que não resultam em morte, mas deixam sequelas.

O Brasil é o quarto país com a maior taxa de mortalidade no trabalho, ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Só em 2022 (aferição mais recente), segundo a OIT, foram registrados 612 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes de trabalhadores, um aumento e 22% em relação a 2021. No Nordeste brasileiro, naquele ano, houve 66 mil acidentes de trabalho e no Ceará, 12 mil.

TRT-CE e MPT participaram do evento com distribuição de material educativo e orientação jurídica à população

“São números muito altos. Precisamos aderir a essa campanha da prevenção: trabalhadores, empresários e a sociedade civil como um todo,” enfatizaram os magistrados, que também fizeram um alerta sobre os prejuízos causados pelos acidentes e doenças do trabalho e suas consequências para os trabalhadores, empregadores e para o próprio Governo. “As consequências dos acidentes são terríveis para trabalhadores, que podem perder sua vida ou ficar com sequelas irreparáveis. Há também altos custos previdenciários, gastos para o sistema de saúde pública, além de prejuízos para o empresariado, já que normalmente esses problemas vêm para o Judiciário.”

Abril Verde

O mês foi escolhido como forma de homenagear 78 vítimas de um acidente ocorrido numa mina no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969. A iniciativa foi endossada pela OIT em 2001 e tornou-se lei no Brasil, em 2005. Na Justiça do Trabalho, o Abril Verde é promovido nacionalmente pelo Programa Trabalho Seguro, iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. No Ceará, a campanha é realizada pela gestão regional do PTS em parceria com diversas instituições públicas e privadas que compõem o Grupo de Trabalho Interinstitucional – Getrin7.