logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram EJUD TRT7
  • Youtube EJUD TRT7
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Saúde Mental no Trabalho: como evitar o Burnout?

O mês de abril é marcado pela realização de atividades de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, inclusive saúde mental.

Quem nunca se sentiu sobrecarregado pelo trabalho em algum momento da vida? Cobranças excessivas, envolvimento emocional e desgaste físico podem causar diversos problemas psicológicos como ansiedade, estresse e depressão. Quando se trabalha na maior parte do dia, nem sempre é possível exercer as funções e, ao mesmo tempo, tratar transtornos de saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de faltas ao trabalho no mundo.

Para falar sobre o assunto, a Escola Judicial convidou o Sr. Marcelo Luiz Pelizzoli, Professor da Universidade Federal de Pernambuco, para ministrar a palestra "Saúde Mental no Trabalho: como evitar o Burnout?" no dia 25 de abril de 2024, das 14h às 16h, na modalidade telepresencial, pelo zoom.

Com carga horária de 02 horas/aula, o Professor abordará temas como: trabalho; estresse; conflito; cansaço; bem estar; comunicação; saúde integral; mente e corpo.

Currículo do palestrante: Graduação em Filosofia (1990), Especialização em Ciência Política, mestrado em Antropologia Filosófica PUCRS (1993) e doutorado em Filosofia (2000), e pós-doutorado em Bioética. Atualmente é prof. Titular da Universidade Federal de PE, em especial Direitos Humanos (Conflitos, Justiça Restaurativa, CNV). Ênfase de estudos em Sujeito, Saúde mente-corpo, Hermenêutica, Epistemologia da saúde e Epistemologia ambiental. Membro do Grupode Ciência e Cultura de Paz, da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara. Formação internacional em Terapia Corporal (Orgonomy - NY), em CNV com M. Rosenberg, e em Círculos de Diálogo com Kay Pranis; em Internal Family Sistems Therapy. Coordenador do Espaço de Diálogo e Reparação da UFPE. Rede de Justiça Restaurativa de Pernambuco. 18 livros publicados. @marcelo.pelizzoli (Ex. prof. de Epistemologia/Filosofia da Ciência/Bioética nos mestrados e doutorados de: Saúde Coletiva (UFPE); Saúde Pública (FIOCRUZ); Gestão e Política Ambiental (UFPE); Filosofia (UFPE)).

Síndrome de Burnout

Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, a Síndrome Burnout é um distúrbio caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse que tem sido cada vez mais frequente nos ambientes corporativos. Dedicação excessiva ao trabalho, cumprimento de metas, condições insalubres, longas jornadas, funções desgastantes e a busca pelo perfeccionismo ou por melhores salários estão levando os profissionais ao esgotamento total e à depressão.

A psicóloga do HSM, Yzy Câmara, explica que a Síndrome de Burnout impacta profissionais com uma grande carga de trabalho. Repórteres, policiais, bombeiros, agentes penitenciários, professores, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde costumam ser afetados.

“A devoção ao trabalho, o perfeccionismo, a realização de funções que não lhe são prazerosas e a dedicação intensa ao trabalho podem levar o indivíduo ao esgotamento total, o que vai trazer diversas consequências físicas e comportamentais. Além do trabalho, as dimensões espirituais, sociais, familiares, o lazer e até o ócio são necessários".