logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Justiça com Arte do TRT-CE promove exibição do filme “Pureza” no Cariri

Imagem com o nome "Projeto Justiça com Arte", onde está escrito os dados da exibição do filme Pureza. Constam, ainda, a foto do diretor Renato Barbieri e da atriz Dira Paes. Ela está sentada num sofá com uma roupa de tecido branca, olhando para o lado. Nessa mesma foto há informações sobre o filme
Após a exibição do Filme "Pureza", haverá debate com o cineasta e diretor Renato Barbieri

O Programa Justiça com Arte do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), em parceria com a Rede Peteca, do Ministério Público do Trabalho (MPT-CE), vai promover, no dia 17 de abril (quarta-feira), a exibição do filme “Pureza”, película que trata do tema trabalho escravo. A obra será apresentada no Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, às 14h. Na sequência, o cineasta e diretor do filme, Renato Barbieri, vai participar de debate com o público presente. A entrada é gratuita.

A juíza trabalhista e coordenadora do Programa Justiça com Arte, Daiana Gomes Almeida, destaca que, após a apresentação do filme em Fortaleza, agora concretiza-se a ideia de levar a obra para outras localidades do estado. A magistrada destaca o intuito da iniciativa. “Promover a conscientização do público sobre direitos humanos e prevenir a sociedade dos riscos do trabalho escravo contemporâneo”, evidencia.

Também estará presente o procurador do trabalho e coordenador da Rede Peteca, Antônio Oliveira de Lima, que salienta a relevância do Programa Justiça com Arte como forma de dialogar com a sociedade sobre temas tão caros ao mundo do trabalho. Na ocasião, será exibido também o trailer do documentário “Servidão”, do mesmo cineasta. “Tanto o filme quanto o documentário são importantes instrumentos de sensibilização da luta para tocar as pessoas e conscientizar sobre a existência da questão”, destaca o procurador.

O diretor das obras Renato Barbieri explica sua relação com o trabalho escravo. O artista já vinha trabalhando a escravidão ‘clássica’ de povos africanos em outras obras, como “Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás”. “Eu não tinha me dado conta do trabalho escravo contemporâneo até entrar em contato com a história da Dona Pureza. Durante a pesquisa da produção, acabei tendo um acervo de conhecimentos e saberes que decidi fazer em seguida o documentário”, esclareceu o cineasta.

Regulamentação do Programa Justiça com Arte

A iniciativa está prevista pelo Ato 137/2023. De acordo com o normativo, o Programa Justiça com Arte pretende difundir noções básicas de ética e cidadania, direitos e garantias fundamentais, principalmente em relação ao trabalho decente e contra a exploração humana do trabalho escravo e infantil, além de outras temáticas. Para isso, está previsto o envolvimento de juízas, juízes, servidoras e servidores, para atuarem na aproximação do Poder Judiciário com a sociedade.

Serviço
Exibição do filme "Pureza" e debate sobre trabalho escravo contemporâneo
Data: 17/4/2024 (quarta-feira)
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 3 horas/aula
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré
Endereço: Rua da Matriz, 185, Centro, Juazeiro do Norte-CE
Debatedor: Renato Fortes Barbieri (cineasta)
Público-alvo: magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do TRT-7, advogados(as), estudantes, além de demais interessados (aberto ao público)
Modalidade: Presencial
Entrada gratuita