logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram EJUD TRT7
  • Youtube EJUD TRT7
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero

A Escola Judicial abre inscrições para o curso “Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero”, que será ministrado pelo Juíza do Trabalho do TRT da 4ª Região, Valdete Severo, no dia 26 de abril de 2024, das 09h às 12h e das 13h às 16h, na modalidade presencial, no Auditório da EJUD7.

Com carga horária total de 06 horas/aula, o curso tem por objetivo capacitar magistrados e servidores nos fundamentos teóricos que justificam e informam a iniciativa de julgamentos com perspectiva de gênero, a partir dos estudos feministas interseccionais, abordando uma perspectiva prática.

Conteúdo programático: 1. Corpo-propriedade: situando historicamente a questão do gênero; 2. A racialização dos corpos e o aprofundamento da violência de gênero; 3. Gênero, raça e classe: intersecções necessárias; 4. Feminismos e gênero nas relações de trabalho: quem é o sujeito do direito do trabalho; 5. Trabalho e tempo social; 6. A centralidade do trabalho de cuidado e o olhar do direito; 7. Violência nas relações de gênero e o que o direito do trabalho tem a ver com isso; 8. Assédio, gênero e ambiente de trabalho; 9. Análise de decisões fundadas no Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero.