logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Livro “Lauro e o Menino Sem Chuteiras” tem pré-lançamento no TRT-CE

Criança segurando o livro
Arthur ainda não aprendeu a ler, mas seus pais prometeram contar a história do Lauro pra ele

A gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTI) realizou o pré-lançamento do livro “Lauro e O Menino Sem Chuteiras”. A obra, de autoria dos servidores Frederico Brito e Thais Evangelista, dá continuidade às aventuras de um garoto engajado na erradicação do trabalho precoce. Exemplares da publicação foram distribuídos às crianças que compareceram à Festa de Confraternização da Justiça do Trabalho do Ceará, na última sexta-feira (15/12), na sede do TRT-CE.

“O enfrentamento de todas as formas de trabalho infantil é uma das prioridades da Justiça do Trabalho. Conduzir debates e reflexões sobre os efeitos devastadores dessa prática na vida de crianças e adolescentes é uma forma de dar visibilidade a esse grupo vulnerável e de conscientizar a sociedade sobre essa temática”, cita trecho do prefácio, assinado pela desembargadora Fernanda Uchoa, uma das gestoras regionais do Programa.

Duas meninas seguram o livro do Lauro
Crianças das famílias de servidores e magistrados que compareceram à festa de fim de ano do TRT-CE receberam o livro do Lauro de presente

Para o juiz Célio Timbó Costa, outro gestor regional do Programa, o trunfo da narrativa é utilizar o esporte como artifício para afastar o trabalho irregular de crianças e adolescentes. “A presente obra espera, a partir de uma abordagem lúdica e inspiradora, contribuir para que o desporto tenha sempre um relevante conteúdo de promoção e proteção dos meninos e meninas que abraçam a prática de futebol como ato de liberdade e lazer”, registrou o magistrado.

Sinopse

Lauro é um garoto que adora brincar de futebol com seus amigos e irmãos. Um dia, ele notou algo perto do campinho do seu bairro que o deixou intrigado: levando um carrinho de mão, um menino passava atarefado e cansado. Lauro então começa uma jornada para ajudar o menino sem chuteiras a deixar o trabalho infantil e a brincar com ele.

A narrativa é contada em estilo de prosa rimada, voltada para o público infanto-juvenil. Com 48 páginas, amplamente ilustrado, o livro ainda traz informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, dicas sobre estratégias para mediação de leitura e curiosidades do futebol.

Lauro

Esta é a segunda obra dos autores em que Lauro é o protagonista. O primeiro livro, chamado “Lauro e os Palhacinhos do Sinal", foi lançado em 2021 e fala sobre o contato do garoto com crianças que trabalham na rua. 

Especialistas em Literatura Infantil, Thais Evangelista e Frederico Brito aceitaram a proposta de elaboração das obras como uma maneira de promover debates e reflexões sobre os efeitos devastadores da prática do trabalho infantil na vida de crianças e adolescentes. “O maior desafio foi transformar um tema tão árido em uma linguagem lúdica e acessível para as crianças'', comenta Thais. “Acreditamos na literatura como fonte de informação, inspiração e transformação do mundo”, completa Fred. Lauro é o nome do filho mais velho do casal.

Ficha técnica

Autores: Frederico Brito e Thais Evangelista
Ilustrador: Arthur Morais
Diagramação: Vitória Facundo
Colaboradora: Rejane Albuquerque
Realização: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - Ceará
Apoio: Sindissétima, Amatra7 e Anajustra Federal

Livro digital disponível aqui.