logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE contribui para recuperação de área degradada no Açude Malcozinhado

Cerca de 100 funcionários de órgãos públicos decidiram trocar o descanso no final de semana por um sábado de trabalho ambiental nas margens do Açude Malcozinhado, em Cascavel. Com a ajuda de familiares e alunos da rede pública de ensino, empregados dos Correios, da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e dos tribunais regionais do Trabalho (TRT/CE) e Eleitoral (TRE/CE) plantaram 200 mudas de cajueiros, ipês-roxos, cumarus, mangueiras, ameixeiras, muricis, juremas-pretas e sabiás e realizaram a limpeza de área degradada nas margens do açude.

O plantio realizado no dia 18 de junho foi a segunda etapa do programa PlanteAção, que tem como objetivo semear 10 mil mudas em áreas degradadas próximas a açudes da região metropolitana de Fortaleza. Na primeira etapa realizada no dia 30 de abril, foram plantadas 250 mudas nas redondezas do açude do Gavião, localizado em Pacatuba. Participaram do plantio no Gavião 120 dependentes, servidores e empregados de cinco órgãos públicos.

“Embora tenhamos que lidar constantemente com a escassez, desde 1993 os moradores da região metropolitana de Fortaleza não sofrem com racionamentos”, explica o gerente de Bacias Hidrográficas Metropolitanas da Cogerh, Berthyer Peixoto. Para ele, isso só é possível graças a uma boa política de gestão combinada com a mobilização da sociedade civil em programas como o PlanteAção.

Para uma das coordenadoras da Comissão de Gestão Socioambiental do TRT/CE (Ecosétima), Silvana Teixeira, a participação de servidores e magistrados em programas como o PlanteAção reforça o compromisso do corpo funcional do Tribunal com o meio ambiente. “Evidencia nosso espírito público e também a nossa capacidade de estender nossos olhares para além dos problemas individuais e pensar no futuro da sociedade da qual fazemos parte”, diz Teixeira.

Açude: Construído em 2002, o Açude Malcozinhado tem capacidade para armazenar 37,8 milhões de metros cúbicos de água. O volume equivale, por exemplo, ao consumo de água de toda a população de Fortaleza por três meses. Atualmente, o volume de água no reservatório do Malcozinhado é de 99,13% da capacidade.